Considere dois conjuntos, $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}$, ambos constituídos por um ciclista e pela respetiva bicicleta. Estes conjuntos movem-se numa pista horizontal.
Admita que cada conjunto pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Admita que, num determinado intervalo de tempo, os conjuntos A e B se movem paralelamente um ao outro, num troço retilíneo da pista horizontal.
Considere um referencial unidimensional, $\mathrm{O} x$, paralelo à trajetória dos conjuntos nesse troço.
Na Figura 1, encontram-se representados os esboços dos gráficos das componentes escalares da velocidade, $v_{x}$, dos conjuntos $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}$, segundo o referencial $\mathrm{O} x$, em função do tempo, $t$, no intervalo de tempo considerado.

Questão:
Nos esquemas seguintes, está representado o conjunto B, que se move da esquerda para a direita.
Em qual dos esquemas se encontram representados o vetor resultante das forças, $\vec{F}$, que atuam nesse conjunto e o vetor aceleração, $\vec{a}$, no intervalo de tempo $\left[0, t_{2}\right]$ ?

Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Ajustámos a resolução para ficar mais clara :) Mas olhando para o conjunto B no gráfico da Figura 1 no intervalo vês que Δv < 0 (a velocidade final vx em t2 é menor que a velocidade inicial vx em 0). Logo, a aceleração a também será negativa. Se o sentido positivo é para a direita (como diz no enunciado) e a aceleração é negativa, isso implica que o vetor aceleração (a) aponta para a esquerda (exclui as opções A e C). Sabes também pela 2ª lei de Newton que vetor força resultante (F) tem sempre a mesma direção e o mesmo sentido que o vetor aceleração (a). Por isso, tem de ser a D.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.