Uma esfera, largada de uma certa altura, cai verticalmente até atingir o solo.
Na Figura 2, apresenta-se um esboço do gráfico do módulo da velocidade, $v$, dessa esfera, em função do tempo, $t$, desde o instante em que a esfera é largada até atingir o solo.
Considere que a esfera pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Conclua se a variação de energia cinética da esfera entre a posição em que é largada e o solo é maior, menor ou igual ao trabalho realizado pela força gravítica que nela atua, nesse deslocamento.
Apresente, num texto estruturado e com linguagem científica adequada, a fundamentação da conclusão solicitada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Mais uma vez o nosso gráfico $v=f(t)$. O módulo da velocidade aumenta ao longo do tempo, mas não aumenta de forma linear. Isto significa que a força gravítica não é a única a atuar na esfera pelo que não podemos desprezar a resistência do ar.
Assim, existem duas forças a atuar na esfera durante a sua queda. a força gravítica, $\mathrm{Fg}$, e a resistência do ar. R. Ambas têm a direção do movimento, mas sentidos opostos, sendo a força resultante, $\mathrm{Fr}$, necessariamente, menor que a força gravítica, como se mostra no esquema ao lado.
Tendo em conta que o trabalho é diretamente proporcional ao módulo da força ( $W=F x ~d x ~\cos a)$ e sabendo que a variação da energia cinética é igual ao trabalho da força resultante ( $\mathrm{Fr}$ ) - Lei do Trabalho - Energia, e que $\mathrm{Fr}<\mathrm{Fg}$ podemos concluir que a variação da energia cinética (trabalho da força resultante) será menor que o trabalho realizado pela força gravítica.
Fonte: Física e Química? Absolutamente!
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.