Uma das opções de mobilidade sustentável nas cidades passa pelo uso da bicicleta como meio de transporte.
Na Figura 3, que não está à escala, está representada uma ciclista que se desloca numa trajetória retilínea, numa ciclovia. A ciclovia tem um troço horizontal, entre A e B, e um troço de inclinação constante, entre B e C.
O conjunto, de massa $m$, constituído pela ciclista e pela sua bicicleta não motorizada pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
No planeamento das ciclovias, recomenda-se que sejam evitadas rampas com uma inclinação longitudinal superior a $5\%$. Admita que uma inclinação de $5 \%$ significa que, por cada $100 \mathrm{~m}$ de pista inclinada percorrida, há um desnível de $5 \mathrm{~m}$ na vertical.
Com o objetivo de determinar a inclinação aproximada do troço entre B e C da ciclovia, foi realizada a seguinte experiência:
- quando a ciclista passou na posição B, observou que o velocímetro da bicicleta marcava $30 \mathrm{~km} \mathrm{~h}^{-1}$,
- quando iniciou a subida, na posição B, deixou de pedalar, percorrendo $40 \mathrm{~m}$ até parar na posição C.
Admita que, no trajeto de B a C, foi dissipada $30\%$ da energia mecânica do conjunto ciclista + bicicleta e que as forças dissipativas se mantiveram constantes ao longo de todo o percurso.
Considere o troço horizontal da ciclovia como nível de referência da energia potencial gravítica.
Nos esquemas seguintes, está representado o conjunto ciclista + bicicleta durante a realização da experiência, numa posição entre B e $C$.
Em qual dos esquemas se encontram representados, embora não à escala, o vetor resultante das forças que atuam no conjunto, $\overrightarrow{F_{\mathrm{R}}}$, e o vetor aceleração, $\vec{a}$, durante a subida?
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
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