Um professor desafiou os alunos a planearem uma experiência, para determinar um valor aproximado da velocidade de propagação do som no ar, utilizando um apito, uma lanterna, uma fita métrica e um cronómetro.
Dois alunos, A e B, planearam uma experiência em que, para minimizar os erros experimentais, estariam suficientemente afastados um do outro, numa zona plana e livre de obstáculos.
Descreva um procedimento experimental que permita aos dois alunos obterem o módulo da velocidade de propagação do som no ar, respeitando as condições indicadas.
Considere apenas um ensaio.
Apresente um texto bem estruturado e utilize linguagem científica adequada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
O aluno A, com a lanterna e o apito em mão, coloca-se em frente do aluno B, com o cronómetro em mão. Após medida a distância entre estes pode iniciar-se o procedimento experimental:
— O aluno A acende a lanterna e faz soar o apito simultaneamente;
— O aluno B inicia o cronómetro quando vê a lanterna acender-se e para-o quando ouve o som do apito;
— Divide-se a distância entre os alunos (distância percorrida pelo som) pelo tempo marcado no cronómetro (tempo que o som levou a percorrer dita distância).
Este procedimento experimental funciona pois a luz viaja a distância entre os alunos de forma praticamente instantânea, servindo como sinal para o aluno B de que a onda sonora originada no apito iniciou a sua propagação.
Fonte: Mestre Panda
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.