?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A Figura 3 representa uma montagem que foi utilizada na determinação experimental do módulo da aceleração gravítica.

Nos vários ensaios realizados, abandonou-se uma esfera sempre da mesma posição inicial, imediatamente acima da célula fotoelétrica A.

Dividindo o diâmetro da esfera por $t_{\mathrm{B}}$, determina-se um valor aproximado do módulo da velocidade da esfera no instante em que esta se encontra em frente da célula fotoelétrica $\mathrm{B}, v_{\mathrm{B}}$.

Numa primeira experiência, mantendo as células fotoelétricas à mesma distância uma da outra, mediu-se o tempo que a esfera demorou a percorrer a distância entre as células $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}, t_{\mathrm{A} \rightarrow \mathrm{B}}$, e o tempo que a esfera demorou a passar em frente da célula $\mathrm{B}, t_{\mathrm{B}}$.

Questão:

O cálculo de $v_{\mathrm{B}}$ pressupõe que a esfera interrompe o feixe luminoso da célula $\mathrm{B}$ pelo seu diâmetro. No entanto, um erro experimental frequente decorre de a esfera interromper, de facto, o feixe luminoso por uma dimensão inferior ao seu diâmetro.

Quando este erro ocorre, o valor de $v_{\mathrm{B}}$ calculado é ___________ ao verdadeiro, o que determina um erro por ___________ no valor experimental do módulo da aceleração gravítica.

Fonte: Exame - 2017, 1ª fase
|
|
Tabela Periódica
|
Formulário

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE

(A) superior ... excesso
(B) superior ... defeito
(C) inferior ... excesso
(D) inferior ... defeito


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.