?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A Figura 3 representa uma montagem que foi utilizada na determinação experimental do módulo da aceleração gravítica.

Nos vários ensaios realizados, abandonou-se uma esfera sempre da mesma posição inicial, imediatamente acima da célula fotoelétrica A.

Dividindo o diâmetro da esfera por $t_{\mathrm{B}}$, determina-se um valor aproximado do módulo da velocidade da esfera no instante em que esta se encontra em frente da célula fotoelétrica $\mathrm{B}, v_{\mathrm{B}}$.

Numa primeira experiência, mantendo as células fotoelétricas à mesma distância uma da outra, mediu-se o tempo que a esfera demorou a percorrer a distância entre as células $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}, t_{\mathrm{A} \rightarrow \mathrm{B}}$, e o tempo que a esfera demorou a passar em frente da célula $\mathrm{B}, t_{\mathrm{B}}$.

Questão:

O cálculo de $v_{\mathrm{B}}$ pressupõe que a esfera interrompe o feixe luminoso da célula $\mathrm{B}$ pelo seu diâmetro. No entanto, um erro experimental frequente decorre de a esfera interromper, de facto, o feixe luminoso por uma dimensão inferior ao seu diâmetro.

Quando este erro ocorre, o valor de $v_{\mathrm{B}}$ calculado é ___________ ao verdadeiro, o que determina um erro por ___________ no valor experimental do módulo da aceleração gravítica.

Fonte: Exame Física e Química A - 2017, 1ª Fase - Grupo Exercício 478
|
(A) superior ... excesso
(B) superior ... defeito
(C) inferior ... excesso
(D) inferior ... defeito


Comentários

Sidney Hojuana
Criado em 04/12/2025 18:44

Não entendi a resolução do exercício

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.