Selecionar Exercício
Em meados do século XIX, James Joule estabeleceu a equivalência entre trabalho e calor, comparando a energia transferida como trabalho, necessária para obter um determinado aumento de temperatura numa amostra de água, com a energia transferida como calor para obter o mesmo efeito.
Joule utilizou um dispositivo semelhante ao esquematizado na Figura 1, no qual dois discos de chumbo $\left(D_{1}\right.$ e $D_{2}$ ) eram elevados a uma determinada altura. Quando os discos caíam, faziam rodar um sistema de pás mergulhado na água contida num recipiente. O movimento rotativo das pás provocava a agitação da água, o que conduzia a um aumento da sua temperatura.
A massa total dos discos era $26,3 \mathrm{~kg}$ e a massa da água contida no recipiente era $6,04 \mathrm{~kg}$.
A partir dos resultados obtidos numa série de experiências, Joule verificou que, após 20 quedas sucessivas de uma mesma altura de $1,60 \mathrm{~m}$, o aumento de temperatura da água era, em média, $0,313{ }^{\circ} \mathrm{C}$.

Questão:
Admita que, naquela série de experiências, o aumento da energia interna da água foi, em média, $95,2 \%$ da diminuição da energia potencial gravítica do sistema discos + Terra que resultou das 20 quedas sucessivas dos discos.
Considere que, no local onde foram realizadas as experiências, o módulo da aceleração gravítica era $9,81 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-2}$.
Determine, a partir dos resultados de Joule, a capacidade térmica mássica da água.
Apresente todos os cálculos efetuados.
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.