Um avião a jato, de massa $m$ (em kg), aterra com pouco combustível na pista retilínea de um porta-aviões, de acordo com a Figura 7, que não está à escala.
No momento em que atinge a pista, o módulo da velocidade do avião é $65 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$. Durante a aterragem, um cabo de retenção, CR, provoca uma desaceleração progressiva do avião, na secção horizontal da pista.
Admita que o cabo de retenção é responsável por uma diminuição de $91,5 \%$ da velocidade inicial do avião, mas sofre rotura ao fim de $3,5 \mathrm{~s}$.
Aos $7,8 \mathrm{~s}$ , o avião acaba por se imobilizar na secção inclinada da pista.
Na Figura 8, apresenta-se o gráfico do módulo da resultante das forças que atuam no avião durante a aterragem, em função do tempo.
Considere que o avião pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e que as forças de atrito e de resistência do ar são desprezáveis.
O gráfico da Figura 8 permite concluir que o avião apresenta, entre
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
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