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Dificuldade: média

Um avião a jato, de massa $m$ (em kg), aterra com pouco combustível na pista retilínea de um porta-aviões, de acordo com a Figura 7, que não está à escala.

No momento em que atinge a pista, o módulo da velocidade do avião é $65 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$. Durante a aterragem, um cabo de retenção, CR, provoca uma desaceleração progressiva do avião, na secção horizontal da pista.

Admita que o cabo de retenção é responsável por uma diminuição de $91,5 \%$ da velocidade inicial do avião, mas sofre rotura ao fim de $3,5 \mathrm{~s}$.

Aos $7,8 \mathrm{~s}$ , o avião acaba por se imobilizar na secção inclinada da pista.

Na Figura 8, apresenta-se o gráfico do módulo da resultante das forças que atuam no avião durante a aterragem, em função do tempo.

Considere que o avião pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e que as forças de atrito e de resistência do ar são desprezáveis.

Questão:

O gráfico da Figura 8 permite concluir que o avião apresenta, entre

Fonte: Exame - 2022, 2ª fase
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Tabela Periódica
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Formulário

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE

(A) $0 \mathrm{~s}$ e 3,5 s, movimento uniformemente retardado e, entre 3,5 s e 5,5 s, movimento uniforme.
(B) $0 \mathrm{~s}$ e 3,5 s, movimento uniformemente retardado e, entre $5,5 \mathrm{~s}$ e 7,8 s, movimento uniforme.
(C) 3,5 s e 5,5 s, velocidade constante e, entre $5,5 \mathrm{~s}$ e 7,8 s, aceleração de módulo constante.
(D) 3,5 s e 5,5 s, aceleração de módulo constante e, entre $5,5 \mathrm{~s}$ e 7,8 s, velocidade constante.


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