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Um automóvel, de massa $1000 \mathrm{~kg}$ , encontra-se parado junto a um semáforo.
No instante em que o automóvel inicia o seu movimento, é ultrapassado por uma mota, de massa $150 \mathrm{~kg}$, que se move, na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidade constante de módulo $10 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$, que mantém ao longo de todo o percurso em análise.
Considere que a trajetória descrita por ambos os veículos é retilínea e horizontal e que estes podem ser representados pelo seu centro de massa, segundo o modelo da partícula material.
A Figura 4 apresenta o gráfico do módulo da velocidade do automóvel em função do tempo.

Questão:
Admita que, nos primeiros $6,0 \mathrm{~s}$ de movimento, o automóvel transformou $90\%$ da energia que lhe foi fornecida em energia cinética de translação, dissipando a restante.
Determine a energia que foi fornecida ao automóvel nesse intervalo de tempo.
Apresente todos os cálculos efetuados.
Comentários
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O número 12 vem do gráfico de velocidade em função do tempo (Figura 4) e representa a velocidade final do automóvel no instante t=6,0 s.
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O que aconteceu com o 100 no final. É que sem ele o calculo fica correto , mas ele desaparece do nada. não seria mais fácil nunca o ter adicionado ou algo parecido? Eu fiquei baralhado porque passei logo a energia total a dividir com 90 porcento.
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O 100 passou para o outro lado da equação a dividir. Se não dividissem o 90 pelo 100, o resultado continuaria em percentagem, então o 100 serve para tirar o valor de percentagem. Mas realmente eles complicaram um pouco, eu fiz uma regra de três simples e o resultado foi o mesmo, muito mais fácil
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Porque é que calculam a variação da energia cinética? eu calculei apenas a energia cinética final(72000j) e dividi por 0.90 e estava certo. Posso fazer assim ou os números só dão iguais por coincidência?
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