Considere dois conjuntos, $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}$, ambos constituídos por um ciclista e pela respetiva bicicleta. Estes conjuntos movem-se numa pista horizontal.
Admita que cada conjunto pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Admita que, num determinado intervalo de tempo, os conjuntos A e B se movem paralelamente um ao outro, num troço retilíneo da pista horizontal.
Considere um referencial unidimensional, $\mathrm{O} x$, paralelo à trajetória dos conjuntos nesse troço.
Na Figura 1, encontram-se representados os esboços dos gráficos das componentes escalares da velocidade, $v_{x}$, dos conjuntos $\mathrm{A}$ e $\mathrm{B}$, segundo o referencial $\mathrm{O} x$, em função do tempo, $t$, no intervalo de tempo considerado.
Conclua se a soma dos trabalhos realizados pelas forças não conservativas que atuam no conjunto $\mathrm{A}$, no intervalo de tempo $\left[0, t_{2}\right]$, é positiva ou negativa.
Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
A soma dos trabalhos realizados pelas forças não conservativas que atuam em A no percurso considerado é igual à variação de energia mecânica do sistema $A+$ Terra nesse percurso, isto é, à soma das variações das energias cinética e potencial gravítica. Como a velocidade de A aumenta, a sua energia cinética também, ou seja, a variação da energia cinética é positiva.
Como o percurso é horizontal, a energia potencial gravítica é constante, ou seja, não há variação de energia potencial gravítica.
Conclui-se que a soma dos trabalhos realizados pelas forças não conservativas que atuam em $\mathrm{A}$, no percurso considerado, é positiva.
OU
A soma dos trabalhos realizados pelas forças aplicadas em A é igual à soma dos trabalhos realizados pelo peso e pelas forças não conservativas.
O trabalho realizado pelo peso é nulo dado que este (vertical) é perpendicular ao deslocamento (horizontal).
Assim, a soma dos trabalhos realizados pelas forças não conservativas que atuam em A, no percurso considerado, é igual à soma dos trabalhos realizados pelas forças que atuam em $\mathrm{A}$, portanto, igual à variação de energia cinética que é positiva, dado que a velocidade de $A$ aumenta.
Fonte: SPF
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.