?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Considere uma onda transversal e sinusoidal que se propaga num lago onde se encontra uma boia de sinalização, B.

Na Figura 5 (que não está à escala), representa-se uma porção da superfície da água do lago, num dado instante, $t_{i}$, e um referencial $x O y$. Admita que a onda se propaga no sentido positivo do eixo $O x$ com velocidade constante.

Qual dos esboços de gráfico seguintes pode representar a componente escalar da posição da boia de sinalização, $y_{B}$, segundo o eixo $O y$, em função do tempo, $t$, considerando $t_{i}$ o instante inicial?

Fonte: Exame - 2021, Época especial
|
(A)
(B)
(C)
(D)


Comentários

David Lopes (al) 17637
Criado em 12/06/2024 12:58

No gráfico dado no exercício, a onda continua após o ponto B (onde está a boia no momento inicial). A onda, após o ponto B, indica que a boia vai subir. Sendo assim, a opção correta seria a opção B.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Afonso Ferreira
Criado em 14/06/2024 09:37

No enunciado diz que a onda se propaga no sentido do eixo Ox (da esquerda para a direita). Portanto, como a pergunta no enunciado é como é que a boia se move "em função do tempo" temos de pensar que a boia fica no mesmo sítio e a onda move-se da esquerda para a direita. E assim concluis que é a A.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Martim Cardoso
Criado em 19/06/2024 21:36

não percebi esta pergunta de todo, alguém ajuda?

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Gestor Contas Martim Cardoso
Criado em 11/01/2025 23:06

Heyyy, eu fiz da seguinte maneira: No meu manual tem uma formula que é a seguinte= y(t)= A sin(w t). Ou seja, para que que tu precisas desta formula? Para nada, pois tu sabes da matemática, que a formula de uma sinusóide é do tipo seno e é sempre igual, só depende da A e do teu x que vais considerar como se fosse o tempo. Então o que que eu fiz: Desenhei uma onde sinusoidal normal tipo y(t), numa folha de rascunho, e de seguida fui ao gráfico x0y do enunciado e contei quantos comprimentos de onda tinha, até ao ponto B, que eles consideraram como t1, e conclui que tinha 1,5 comprimentos de onda. Então fui ao meu rascunho onde tinha o gráfico y(t) e vi onde era esse 1,5 comprimento de onda e conclui que era onde o y era =0 e estava a descer. Sendo a opção A a correta.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.