No âmbito da agricultura inteligente (ou smart farming), aposta-se na hidroponia, uma técnica de cultivo de espécies vegetais que não necessita de solo e em que se usam ferramentas tecnológicas.
Esta forma de cultivo mais sustentável pode ser implantada em meio urbano, permite economizar água e reforça a segurança alimentar.
No processo de fotossíntese, as plantas não necessitam de absorver radiação em todo o espectro da luz visível. A clorofila a, nos cloroplastos das plantas, absorve fundamentalmente radiação com comprimentos de onda de $430 \mathrm{~nm}$ e de $660 \mathrm{~nm}$.
Em hidroponia, utilizam-se circuitos com associações de vários LED, que emitem, cada um deles, radiação com um dos comprimentos de onda referidos anteriormente.
Na Figura 6, representam-se curvas características de dois tipos de LED, $X$ e $Y$, que poderão ser utilizados em iluminação em estações hidropónicas.
Para testar a adequação de dois LED, 1 e 2, montou-se um circuito elétrico no qual estes foram associados em paralelo com uma pilha ideal (de resistência interna nula) de força eletromotriz $9,0 \mathrm{~V}$.
O circuito elétrico inclui ainda um aparelho de medida (amperímetro) e duas resistências elétricas, $R$ e outra, de $360 ~\Omega$, de acordo com a Figura 7.
Para preservar a longevidade e o bom funcionamento dos LED, a corrente elétrica que atravessa cada LED não pode exceder $20 \mathrm{~mA}$.
Dada esta condição, para uma corrente elétrica de $40 \mathrm{~mA}$, lida no amperímetro, o valor de $R$ é
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.