A 14 de outubro de 2012, Felix Baumgartner (FB), um paraquedista austríaco, subiu num balão de hélio até à estratosfera. A partir desse balão, FB realizou um salto até à superfície da Terra.
No salto que realizou desde a estratosfera até à Terra, Felix Baumgartner (FB) foi o primeiro homem a quebrar a barreira do som sem qualquer veículo propulsor.
Considere que a queda de FB em direção à Terra foi aproximadamente vertical.
Na Figura 5, apresentam-se, para os primeiros $100 \mathrm{~s}$ de queda, os gráficos do módulo da velocidade, $v_{\mathrm{FB}}$, e da altitude, $h$, de FB, em função do tempo, $t$. Na figura, está também representada uma linha a tracejado, que traduz o modo como variou o módulo da velocidade do som, $v_{\text {som }}$, ao longo da trajetória percorrida, durante aquele intervalo de tempo.
Considere que o conjunto $F B+$ equipamento pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e que a variação da aceleração gravítica com a altitude é desprezável.
Considere um referencial unidimensional $\mathrm{O} y$ vertical, com sentido de cima para baixo.
Qual dos esboços de gráfico seguintes poderá representar a componente escalar da posição, $y$, do conjunto $F B$ + equipamento, em relação ao referencial $\mathrm{O} y$, em função do tempo, $t$, nos primeiros $100 \mathrm{~s}$ de queda?
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.