Selecionar Exercício
Algumas condições estruturais das vias rápidas e autoestradas contribuem para a segurança rodoviária na circulação de veículos. Nas saídas das autoestradas, constroem-se vias aproximadamente circulares para efetuar alterações de sentido e rampas de emergência para diminuir drasticamente o módulo da velocidade.
Questão:
Um camião em movimento num percurso retilíneo, de desnível acentuado, sofre uma falha no sistema de travagem. O motorista dirige o camião para uma rampa de emergência com inclinação $\alpha$, de acordo com a Figura 7.
Admita que o camião pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e que são desprezáveis todas as forças dissipativas que nele atuam ao longo da rampa de emergência.
Numa determinada ocasião, um camião de $1,3 \times 10^{4} \mathrm{~kg}$ entra numa rampa de emergência com uma inclinação de $12^{\circ}$. A velocidade inicial do camião é, em módulo, $130 \mathrm{~km} \mathrm{~h}^{-1}$ e, nesta circunstância, o camião percorre uma distância, $d$, até parar.
Considere a existência de outras situações, em que se altera apenas uma das condições: módulo da velocidade inicial do camião, massa do camião ou inclinação da rampa de emergência.
Associe cada uma das situações, expressas na Coluna I, a uma das descrições da variação da distância percorrida pelo camião na rampa de emergência, até parar, que constam na Coluna II.
Escreva, na folha de respostas, cada letra da Coluna I seguida do número correspondente da Coluna II. A cada letra corresponde apenas um número.
Coluna I
(a) Se o módulo da velocidade inicial do camião for $120 \mathrm{~km} \mathrm{~h}^{-1}$,
(b) Se a massa do camião for $1,0 \times 10^{4} \mathrm{~kg}$,
(c) Se a inclinação da rampa de emergência for $10^{\circ}$,
Coluna II
(1) $d$ diminui cerca de $15 \%$.
(2) $d$ diminui cerca de $20 \%$.
(3) $d$ mantém-se.
(4) $d$ aumenta cerca de $20 \%$.
(5) $d$ aumenta cerca de $15 \%$.

Associa as colunas de forma correta:
Comentários
Na C, na resolução colocaram que a distância aumentaria 15%, mas assinalaram a 4, que afirma que aumentou 20%, porquê?
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Como não há atrito na rampa de emergência, é possível calcular a aceleração (no troço de trajetória onde esteja envolvida uma subida), através da fórmula a = g x sin (α). Assim, ao acrescentar esta fórmula na força resultante, temos Fres = m x g x sin (α), sendo m x g equivalente à força gravítica, Fg, resultando em Fres = Fg x sin (α).
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.