?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Lançaram-se verticalmente, de baixo para cima, uma bola de basquetebol, B, e uma bola de voleibol, $\mathrm{V}$, sendo a massa da bola B superior à massa da bola V. Os lançamentos foram repetidos, alterando-se as condições iniciais.

Considere desprezável a resistência do ar e considere que as bolas podem ser representadas pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

Num dos lançamentos efetuados, as duas bolas foram lançadas em simultâneo, tendo-se registado, em vídeo, o seu movimento. A análise desse vídeo permitiu determinar que, desde que as bolas foram lançadas até terem atingido o solo, as componentes escalares das suas posições, $y_{\mathrm{B}}$ e $y_{\mathrm{V}}$, em relação a um referencial vertical $\mathrm{O} y$, variaram com o tempo, $t$, de acordo com as equações

$$\begin{align*}& y_{B}=0,57+5,44 t-4,88 t^{2} \tag{SI}\& y_{V}=1,93+3,61 t-4,89 t^{2} \tag{SI}\end{align*}$$

Questão:

Considere a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol, $a_{y, \mathrm{~B}}$, em relação ao referencial $\mathrm{O} y$.

Qual dos esboços de gráfico seguintes pode representar a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol, $a_{y, \mathrm{~B}}$, em função do tempo, $t$ ?

Fonte: Exame - 2020, Época especial
|
(A)
(B)
(C)
(D)


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.