Na Figura 4, representa-se uma praia a partir da qual um indivíduo observa o pôr do sol.
Nas tardes quentes de verão, na praia, o ar tem um movimento ascendente sobre a areia e descendente sobre o mar, verificando-se um movimento de ar superficial do mar para a terra - a brisa marítima.
Compare, justificando, as capacidades térmicas mássicas da areia da praia e da água do mar, tendo em consideração o sentido das correntes de convecção estabelecidas.
Considere que a energia absorvida, por unidade de tempo e por unidade de massa, é igual para a areia e para a água do mar.
Apresente um texto bem estruturado e utilize linguagem científica adequada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
O ar que se encontra sobre a superfície da areia tem movimento ascendente devido à sua menor densidade em relação ao ar que não está em contacto com a superfície da areia, pois este encontra-se a uma menor temperatura. O fenómeno inverso ocorre sobre a água do mar, visto que o ar que se encontra em contato com a água está mais frio que o ar que não entrou em contato com esta, sendo este primeiro mais denso, e realizando um movimento descendente.
Esta ocorrência deve-se à areia da praia atingir uma maior temperatura que a água do mar, no mesmo intervalo de tempo, permitindo um maior aquecimento do ar que entra em contato com este e induzindo a sua ascendência, tendo assim uma menor capacidade térmica mássica.
Fonte: Mestre Panda
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.