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Dificuldade: média

Uma das opções de mobilidade sustentável nas cidades passa pelo uso da bicicleta como meio de transporte.

Na Figura 3, que não está à escala, está representada uma ciclista que se desloca numa trajetória retilínea, numa ciclovia. A ciclovia tem um troço horizontal, entre A e B, e um troço de inclinação constante, entre B e C.

O conjunto, de massa $m$, constituído pela ciclista e pela sua bicicleta não motorizada pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

No planeamento das ciclovias, recomenda-se que sejam evitadas rampas com uma inclinação longitudinal superior a $5\%$. Admita que uma inclinação de $5 \%$ significa que, por cada $100 \mathrm{~m}$ de pista inclinada percorrida, há um desnível de $5 \mathrm{~m}$ na vertical.

Com o objetivo de determinar a inclinação aproximada do troço entre B e C da ciclovia, foi realizada a seguinte experiência:

- quando a ciclista passou na posição B, observou que o velocímetro da bicicleta marcava $30 \mathrm{~km} \mathrm{~h}^{-1}$,

- quando iniciou a subida, na posição B, deixou de pedalar, percorrendo $40 \mathrm{~m}$ até parar na posição C.

Admita que, no trajeto de B a C, foi dissipada $30\%$ da energia mecânica do conjunto ciclista + bicicleta e que as forças dissipativas se mantiveram constantes ao longo de todo o percurso.

Considere o troço horizontal da ciclovia como nível de referência da energia potencial gravítica.

Questão:

Qual das opções seguintes pode representar os esboços dos gráficos da energia cinética, $E_{C}$, e da energia potencial gravítica, $E_{\mathrm{pg}}$, do conjunto ciclista + bicicleta + Terra, em função da altura, $h$, correspondentes ao trajeto de B a C?

Fonte: Exame - 2022, Época especial
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Tabela Periódica
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Formulário

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE

(A)
(B)
(C)
(D)


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