Lançaram-se verticalmente, de baixo para cima, uma bola de basquetebol, B, e uma bola de voleibol, $\mathrm{V}$, sendo a massa da bola B superior à massa da bola V. Os lançamentos foram repetidos, alterando-se as condições iniciais.
Considere desprezável a resistência do ar e considere que as bolas podem ser representadas pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Num dos lançamentos efetuados, as duas bolas foram lançadas em simultâneo, tendo-se registado, em vídeo, o seu movimento. A análise desse vídeo permitiu determinar que, desde que as bolas foram lançadas até terem atingido o solo, as componentes escalares das suas posições, $y_{\mathrm{B}}$ e $y_{\mathrm{V}}$, em relação a um referencial vertical $\mathrm{O} y$, variaram com o tempo, $t$, de acordo com as equações
$$\begin{align*}& y_{B}=0,57+5,44 t-4,88 t^{2} \tag{SI}\\& y_{V}=1,93+3,61 t-4,89 t^{2} \tag{SI}\end{align*}$$
Determine, utilizando exclusivamente as potencialidades gráficas da calculadora, a componente escalar da velocidade da bola de voleibol, $v_{y, \mathrm{~V}}$, em relação ao referencial $\mathrm{O} y$, no instante em que as duas bolas têm a mesma componente escalar da posição, $y$.
Mostre como chegou ao valor solicitado.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
As curvas $y_{\mathrm{B}}(t)$ e $y_{\mathrm{v}}(t)$ se intercetam no instante $t=0,740 \mathrm{~s}$. A componente escalar da velocidade, de acordo com o declive da reta tangente à curva $y_{\mathrm{v}}(t)$, nesse instante, é $v_{y, \mathrm{v}}=3,63 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$.
Fonte: Lucas Campos
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.