Selecionar Exercício
Num ensaio laboratorial, adicionou-se uma amostra de água, a uma temperatura $T$, a uma outra amostra de água, de massa $350,0 \mathrm{~g}$ e inicialmente a $5,2^{\circ} \mathrm{C}$. Verificou-se que, após um determinado intervalo de tempo, o sistema resultante daquela adição ficou à temperatura de $27,9^{\circ} \mathrm{C}$.
Questão:
As temperaturas foram medidas com um termómetro digital, cujo funcionamento se baseia na variação da resistência elétrica de um fio condutor (constituinte do termómetro) com a temperatura. Para que o termómetro funcione adequadamente, a variação da potência dissipada por efeito Joule, no fio, deve ser desprezável.
Considere que a resistência elétrica do fio aumenta $3,85 ~\Omega$ por cada $10^{\circ} \mathrm{C}$ de aumento de temperatura e que, na experiência realizada, o fio foi percorrido por uma corrente constante de $9,0 \times 10^{-4} \mathrm{~A}$.
Verifique que, entre $5,2{ }^{\circ} \mathrm{C}$ e $27,9^{\circ} \mathrm{C}$, o aumento da potência dissipada naquele fio foi inferior a $10^{-5} \mathrm{~W}$, sendo, por isso, desprezável.
Apresente todas as etapas de resolução, explicitando todos os cálculos efetuados.
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.