?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

Num ensaio laboratorial, adicionou-se uma amostra de água, a uma temperatura $T$, a uma outra amostra de água, de massa $350,0 \mathrm{~g}$ e inicialmente a $5,2^{\circ} \mathrm{C}$. Verificou-se que, após um determinado intervalo de tempo, o sistema resultante daquela adição ficou à temperatura de $27,9^{\circ} \mathrm{C}$.

Questão:

As temperaturas foram medidas com um termómetro digital, cujo funcionamento se baseia na variação da resistência elétrica de um fio condutor (constituinte do termómetro) com a temperatura. Para que o termómetro funcione adequadamente, a variação da potência dissipada por efeito Joule, no fio, deve ser desprezável.

Considere que a resistência elétrica do fio aumenta $3,85 ~\Omega$ por cada $10^{\circ} \mathrm{C}$ de aumento de temperatura e que, na experiência realizada, o fio foi percorrido por uma corrente constante de $9,0 \times 10^{-4} \mathrm{~A}$.

Verifique que, entre $5,2{ }^{\circ} \mathrm{C}$ e $27,9^{\circ} \mathrm{C}$, o aumento da potência dissipada naquele fio foi inferior a $10^{-5} \mathrm{~W}$, sendo, por isso, desprezável.

Apresente todas as etapas de resolução, explicitando todos os cálculos efetuados.

Fonte: Exame - 2019, 1ª fase
|

Escreve a tua resposta aqui:



Comentários

Gabriel Peclat
Criado em 25/04/2025 20:46

Boa noite, erro de formatação na última frase da resposta.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Mestre Panda Gabriel Peclat
Criado em 26/04/2025 08:27

Obrigada, já ajustámos!

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.