A Figura 1 representa um gerador de sinais ligado a um altifalante e um microfone ligado a um osciloscópio. O gerador de sinais produz um sinal elétrico que é convertido num sinal sonoro pelo altifalante. Este sinal sonoro é detetado pelo microfone, que o converte num sinal elétrico que é visualizado no ecrã do osciloscópio.
A Figura 2 representa o sinal elétrico visualizado no ecrã do osciloscópio, quando a base de tempo do osciloscópio está regulada para $250 ~\mu \text{s}$ por divisão e o amplificador vertical está regulado para $5 ~\mathrm{mV}$ por divisão.
O sinal sonoro produzido pelo altifalante e o sinal sonoro detetado pelo microfone terão frequências ___________ e intensidades __________.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Opção (D) ⇒ O sinal sonoro tem a mesma frequência da fonte, o altifalante que por que o produziu. ⇒ Esta frequência não se altera devido ao meio em que se propaga e, portanto o sinal recebido pelo microfone tem a mesma frequência. ⇒ A intensidade depende energia do sinal transporta em cada ponto. ⇒ A onda sonora propaga-se em três dimensões, transferindo energia progressivamente para as camadas de ar à medida que se afasta do altifalante. Assim, o som vai diminuindo de intensidade com a distância altifalante.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Poderá também se dizer que a frequência depende apenas da fonte emissora, neste caso o altifalante. Também se poderá referir que devido à distância (do autifalante ao microfone) , ou devido aos gastos energéticos dos equipamentos recetores de som ao transformar o som, poderá se dissipar energia, diminuindo assim a sua potência.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.