O bungee jumping é um desporto radical em que um atleta cai de uma altura apreciável, preso a um cabo elástico que, ao esticar, exerce uma força sobre o atleta.
Na Figura 5 (que não se encontra à escala), estão representadas posições de um atleta de massa $72 \mathrm{~kg}$, que cai a partir da plataforma $P$.
Admita que o atleta inicia o seu movimento de queda vertical com velocidade inicial nula, caindo livremente até à posição R. A partir da posição R, o cabo elástico começa a esticar, passando a exercer uma força no atleta. Na posição $\mathrm{S}$, o atleta atinge a velocidade máxima, de módulo $18,7 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$, e, na posição $\mathrm{T}$, inverte o sentido do seu movimento.
Considere o referencial $\mathrm{O} y$ representado na figura.
Admita que o atleta pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e considere desprezáveis a massa do cabo e a força de resistência do ar.
Considere o movimento de queda livre do atleta até à posição $R$.
Questão:
Naquele movimento, a energia cinética do atleta aumenta proporcionalmente com

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
A velocidade não aumenta proporcionalmente com a energia cinética, pois esta depende do quadrado da velocidade. No entanto, a energia cinética aumenta proporcionalmente com à distância percorrida, pois o trabalho da força resultante (que é igual à variação da energia cinética) é proporcional à distância, no troço de movimento considerado (até a posição R).
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.