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Com vista a uma gestão energética económica e ambientalmente mais sustentável, a administração de uma rede de metropolitano adotou o procedimento seguinte no percurso entre cada duas estações:
no primeiro quarto do tempo total do percurso, o comboio move-se com aceleração constante;
de seguida, durante metade do tempo total, mantém uma velocidade constante;
no último quarto do tempo total, reduz a sua velocidade uniformemente, até parar.
Considere uma trajetória retilínea e horizontal entre duas estações.
Questão:
Enquanto trabalha no interior de um túnel, um funcionário avista um comboio parado na estação, a $150 \mathrm{~m}$ de distância. Por motivos de segurança, o funcionário imobiliza-se junto à parede do túnel, à espera que o comboio passe.
A Figura 1 representa o movimento do comboio desde que parte da estação até que inicia a sua passagem pelo funcionário com uma velocidade de $10 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$.
A Figura 2 representa o instante em que a última carruagem passa, na totalidade, pelo funcionário.
Considere que o comboio tem $80 \mathrm{~m}$ de comprimento e que se movimenta com aceleração constante.
Calcule o intervalo de tempo, $\Delta t$, desde a partida do comboio da estação até que a última carruagem passa pelo funcionário, como se representa na Figura 2.
Apresente todos os cálculos efetuados.

Comentários
Boa tarde, existe uma falha nesse exercício. Há uma mistura entre os textos do exercício 2 e do exercício 3.
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