Um automóvel encontrava-se estacionado no cimo de uma rampa, como se representa na Figura 1 (que não está à escala), quando, acidentalmente, se destravou. Deslizou ao longo da rampa, com aceleração constante, até colidir com um motociclo que se encontrava parado.
Considere que, no movimento considerado, a resultante das forças dissipativas que atuaram no automóvel não foi desprezável, e considere que o automóvel pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
O automóvel, de massa $1,2 \times 10^{3} \mathrm{~kg}$, deslizou $80 \mathrm{~m}$ ao longo da rampa até colidir com o motociclo. A análise do acidente permitiu determinar que o módulo da velocidade do automóvel no instante da colisão era $7,5 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$.
Considere que o desnível entre as posições inicial e final do automóvel era 7,0 m.
Questão:
Determine o tempo que o automóvel demorou a percorrer aquela distância sobre a rampa, a partir de um esboço do gráfico do módulo da velocidade do automóvel em função do tempo (apresente esse esboço).
Mostre como chegou ao valor solicitado.

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE
Resolução do Exercício:
- Esboço do gráfico velocidade-tempo (ver imagem)
- Cálculo do tempo, baseado no gráfico velocidade-tempo
É possível calcular o tempo percorrido pelo automóvel pela área do triângulo
$$\Delta x=\text { área do triângulo }=\frac{\text { base } \times \text { altura }}{2} \Leftrightarrow 80=\frac{t_{1} \times 7,5}{2} \Leftrightarrow t_{1}=21,3 \mathrm{~s}$$

Fonte: Lucas Campos
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Comentários
Mas se há forças dissipativas a atuar no automóvel durante a descida porque é que se pode considerar que o movimento é uniformemente acelerado?
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Mas a existência de forças dissipativas não impede que o movimento seja uniformemente acelerado.
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