As baleias produzem sons de frequências muito variadas.
Os cientistas conseguem estimar o comprimento dos cachalotes através da análise dos ultrassons que estes emitem e do cálculo do comprimento do saco de espermacete, $d$.
A Figura 1 é uma representação de um cachalote, na qual se evidenciam o saco de espermacete, que contém gordura, e os sacos distal e frontal, que contêm ar.
O som é produzido na parte da frente da cabeça, junto ao saco distal, e percorre a distância $d$. Ao chegar ao saco frontal, o som é refletido, percorrendo novamente a distância $d$. Quando chega ao saco distal, parte do som transmite-se para a água, formando o pulso $\mathrm{p}_{1}$, enquanto o restante é novamente refletido para o saco de espermacete, repetindo-se o processo, que acaba por formar outros pulsos ( $\mathrm{p}_{2}, \mathrm{p}_{3}, \ldots$ ).
A Figura 2 mostra o registo de uma série de pulsos de um cachalote, detetados por um hidrofone, e a respetiva escala temporal.
Considere que o módulo da velocidade de propagação do som no saco de espermacete é $1400 \mathrm{~m} \mathrm{~s}^{-1}$.
Determine o comprimento do saco de espermacete, $d$.
Apresente todos os cálculos efetuados.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
A distância distal entre o saco frontal e o saco distal pode ser deduzido a partir do período do tempo entre os pulsos $\mathrm{p}_{1}$ e $\mathrm{p}_{2}$, pois este trata-se do tempo que o som demorou a atravessar a cabeça e retornar ao saco frontal, sendo esta distância igual a $2 d:$
$$
\begin{gathered}
v=1400 \mathrm{~m~s}^{-1} \quad\quad \Delta t=5 \mathrm{~ms}=5 \times 10^{-3} \mathrm{~s} \\\\
v=\frac{2 d}{\Delta t}\Leftrightarrow 1400=\frac{2 d}{5 \times 10^{-3}}\Leftrightarrow d=3,5 \mathrm{~m}
\end{gathered}
$$
Resposta: O saco do espermacete mede 3,5 metros.
Fonte: Mestre Panda
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.