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Dificuldade: média

Numa aula de Biologia e Geologia, realizou-se uma experiência com o objetivo de estudar a relação entre a absorção de luz e a produção de amido nas plantas.

Procedimento:
1. Colocou-se uma planta envasada num local escuro, durante 3 dias.
2. Retirou-se a planta desse local escuro e taparam-se duas folhas, com folha de alumínio, uma totalmente e outra parcialmente.
3. Colocou-se a planta num local bem iluminado pela luz do Sol, durante 2 dias.
4. Cortaram-se 3 folhas da planta: a folha que esteve completamente tapada, a folha que esteve parcialmente tapada e uma folha que esteve destapada.
5. Mergulhou-se cada uma das folhas, individualmente, em água a ferver, durante 60 segundos.
6. Preparou-se um gobelé com 150 mL de álcool a 95%, que foi aquecido, em banho-maria, até à ebulição.
7. Mergulhou-se no álcool cada uma das folhas, individualmente, até ficar com uma coloração esbranquiçada. Observou-se que o álcool adquiriu uma coloração verde.
8. Identificaram-se 3 caixas de Petri e, a cada uma delas, adicionou-se solução de Lugol, um corante que, na presença de amido, passa de cor castanho-clara a cor azul-escura.
9. Colocou-se cada uma das folhas retiradas do álcool em diferentes caixas de Petri.
10. Retiraram-se as folhas das caixas de Petri e registou-se a sua coloração. A Figura 4 mostra os resultados obtidos.

Questão:

A solução de Lugol permite identificar a presença de polímeros, cujos monómeros:

Fonte: Exame Biologia e Geologia - 2025, 1ª Fase - Grupo 2 Exercício 2
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(A) estão unidos por ligações glicosídicas.
(B) possuem fósforo na sua composição.
(C) são designados por aminoácidos.
(D) apresentam um grupo carboxilo.


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