Os aligatores da Flórida (Estados Unidos da América) passam grande parte das suas vidas submersos nos lagos da região, estando, por isso, expostos a poluentes drenados para as águas desses lagos.
O desenvolvimento sexual dos aligatores machos está dependente de androgénios (hormonas sexuais). Este desenvolvimento constitui um bom indicador de poluição ambiental, pois alguns poluentes inibem o amadurecimento sexual dos machos, diminuindo os níveis de androgénios ou atuando como estrogénios (hormonas que, nas fêmeas, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual). O desenvolvimento sexual dos aligatores pode também ser influenciado por outros fatores, como a nutrição, a temperatura e o fotoperíodo.
Uma equipa de investigadores capturou aligatores, ao longo de dezassete dias, em sete lagos da Flórida. Os animais foram medidos, de modo a determinar as idades, tendo sido selecionados os que já se encontravam na fase da puberdade. Foram também recolhidas amostras de sangue para determinar os níveis plasmáticos de estrogénios e de androgénios.
Na Figura 2 estão representados os resultados relativos à razão estrogénios/androgénios (E/A) determinada para os aligatores capturados.
Para a validade do estudo, foi determinante o facto de
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Os animais foram medidos, de modo a determinar as idades, tendo sido selecionados os que já se encontravam na fase da puberdade.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.