Na produção agrícola, podem ser utilizados diversos inseticidas, como o Diclorvos (DDVP) e a Deltametrina (DTM). Estas classes de inseticidas afetam o sistema nervoso, causando a paralisia dos insetos. Os inseticidas da classe do DDVP impedem a ação de enzimas, tais como as esterases, que são necessárias à degradação dos neurotransmissores. Já os inseticidas da classe da DTM atuam nos canais de sódio do axónio, retardando a repolarização do neurónio.
Com o intuito de avaliar a toxicidade de fórmulas comerciais do DDVP e da mistura deste com a DTM, foi desenvolvido um estudo de toxicidade em peixes da espécie Danio rerio.
Métodos utilizados e resultados obtidos
1 - Foram utilizados peixes com um peso médio de 5 g.
2 - Os peixes foram mantidos em água a uma temperatura de 25 °C e pH 7,0. Foi fornecido a todos os peixes o mesmo tipo de alimento.
3 - Posteriormente, os peixes foram colocados, durante 48 horas, em aquários de 3L. Para a determinação da toxicidade dos inseticidas, variou-se, em alguns dos aquários, a concentração de DDVP ou da mistura de DDVP com DTM.
4 - Parte dos resultados obtidos consta nas Tabelas 1 e 2.
5 - Nos testes efetuados nos grupos de controlo, não se registaram mortes.
Os resultados do estudo mostram que
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Não temos dados sobre a taxa de mortalidade dos peixes sob o efeito isolado de DTM. Logo não podemos tirar conclusões sobre se a DTM, relativamente ao DDVP, provoca a morte de um maior número de animais.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.