Com o objetivo de investigar os efeitos da acidificação do oceano, decorrente da exposição a níveis elevados de pressão parcial de CO₂ (pCO₂), na capacidade reprodutiva de um peixe, Gobiusculus flavescens, que habita o PMPLS, foi realizado o estudo que a seguir se descreve.
– Em março, foi feita a recolha dos peixes, que foram imediatamente transportados para o laboratório e transferidos para um tanque de 100 L, com circulação contínua de água do mar, permanecendo nestas condições durante uma semana para recuperarem da captura.
– Posteriormente, os peixes foram transferidos para tanques de 35 L de capacidade, colocando-se um casal reprodutor em cada tanque. Todos os indivíduos tinham peso e comprimento padrão.
– Todos os casais foram mantidos em condições de temperatura e de salinidade semelhantes às do campo de recolha (≈16 °C e 35 PSU¹), com ciclo de luz de 14 horas, e foram alimentados, duas vezes por dia, com um pequeno crustáceo, Artemia nauplii.
– Em nove tanques, os peixes foram submetidos a pCO₂ na água de ≈ 600 μatm e pH ≈ 8,05 – tratamento controlo.
– Em outros nove tanques, os peixes foram sujeitos a pCO₂ na água de ≈ 2300 μatm e pH ≈ 7,60 – tratamento com pCO₂ elevada.
– Os dezoito tanques foram cobertos com tampas de vidro. Os níveis de oxigénio foram mantidos acima de 90% de saturação, por agitação através de uma bomba de difusão nos tanques.
– Em cada tanque instalou-se um tubo, para servir de abrigo e de local de postura, e uma maternidade para o desenvolvimento das larvas.
– Os peixes foram mantidos nas referidas condições até à época de reprodução, que decorre de abril a julho.
Os resultados são apresentados nos Gráficos I, II, III e IV.
Nota:
¹ PSU – A Unidade de Salinidade Prática, usada em oceanografia, é determinada com base na relação entre a condutividade elétrica da água e a sua salinidade.
Relativamente ao ciclo de vida de Gobiusculus flavescens, podemos afirmar que
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.