Selecionar Exercício
Texto 3
Nos ecossistemas marinhos, os maiores vertebrados alimentam-se por filtração, o que lhes permite ter acesso a uma grande variedade de presas transportadas pelas correntes marinhas, correntes estas que, nas regiões costeiras, transportam também detritos flutuantes. Estes detritos resultam, principalmente, de macroalgas como o Sargassum.
Estes produtores primários têm sido encontrados no estômago e no intestino de um dos grandes animais filtradores, o tubarão-baleia, frequentemente avistado ao largo da ilha de Santa Maria. Com o objetivo de saber se estes animais têm uma dieta com uma componente significativa de produtores primários, foi efetuado o estudo seguinte:
- Foram recolhidas amostras de derme (camada da pele localizada abaixo da epiderme) de 17 tubarões-baleia (em 2015 e em 2017), tendo sido congelado o terço mais interno de cada amostra.
- Foram recolhidas amostras de fezes de 5 tubarões-baleia e procedeu-se, de igual modo, à sua congelação.
Foram filtradas três amostras de 10 L de água, em três dias diferentes, de onde foram recolhidas, para análise, amostras de potenciais fontes alimentares:
− krill (pequenos crustáceos, semelhantes ao camarão, que fazem parte do zooplâncton);
− salpas (pequenos animais marinhos planctónicos filtradores);
− Sargassum (macroalga castanha) e Trichodesmium (cianobactéria filamentosa), ambos produtores.As amostras foram analisadas quanto ao seu conteúdo em compostos das famílias de ácidos gordos polinsaturados n-3 e n-6. A Tabela 1 apresenta, simplificadamente, os resultados.
Questão:
De acordo com o sistema de classificação de Whittaker modificado, Trichodesmium pertence ao reino
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.