Plantas como o medronheiro (Arbutus unedo) e o azevinho (Ilex aquifolium) apresentam um mecanismo que contribui para a dispersão das suas sementes, a endozoocoria, que consiste na ingestão de frutos carnudos pelos animais e na posterior libertação das sementes.
Foi realizado um estudo, na Mata Nacional do Buçaco (MNB), para avaliar o papel dispersor dos animais, e o efeito da ingestão dos frutos na germinação de sementes de espécies autóctones e exóticas. O estudo decorreu ao longo de um ano.
Procedimento:
1. Procedeu-se, mensalmente, à recolha de excrementos de carnívoros que também incluem frutos na sua alimentação (fuinha, raposa e gineta), num percurso, com cerca de cinco quilómetros, que abrangia todas as unidades de paisagem existentes.
2. Cada uma das amostras de excrementos recolhidas foi armazenada num frasco etiquetado, procedendo-se, posteriormente, à identificação da espécie de carnívoros que a produziu.
3. Seguidamente, identificaram-se e contabilizaram-se as sementes existentes em cada uma das amostras de excrementos.
4. Em simultâneo com a recolha de excrementos, procedeu-se à recolha dos frutos carnudos maduros das diversas espécies de arbustos e árvores existentes na MNB, no mesmo percurso.
5. Procedeu-se ao descasque manual dos frutos recolhidos a fim de retirar as sementes.
6. Após se encontrarem devidamente limpas e identificadas quanto à espécie e origem (excrementos ou frutos), todas as sementes recolhidas foram semeadas, sob as mesmas condições, e colocadas a germinar no interior de um viveiro que simulava as condições naturais de temperatura, luminosidade e humidade da MNB.
7. Foram ainda colocadas no viveiro caixas que continham substrato sem sementes.
8. A germinação das sementes foi monitorizada, registando-se a espécie e o número de plântulas emergentes.
A Tabela I apresenta os resultados relativos à origem das sementes recolhidas a partir dos excrementos de fuinha, ao número de sementes semeadas e ao número de sementes germinadas. A Tabela II apresenta os resultados relativos à origem das sementes recolhidas a partir dos frutos das plantas, ao número de sementes semeadas e ao número de sementes germinadas.
Durante o processo de amadurecimento dos frutos de medronheiro, ocorre o aumento do teor em frutose e glucose. Quanto às suas características, pode afirmar-se que estas moléculas são
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
frutose e glicose correspondem aos glicidos/hidratos de carbono. A Opção D é a unica que pode ser desse grupo
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.