Com o objetivo de estudar a influência de fatores ambientais na transpiração de uma planta, foi realizada uma experiência em que se utilizou um potómetro ‒ dispositivo que permite medir a quantidade de água perdida por transpiração ‒, representado na Figura 3.
Montaram-se 3 dispositivos experimentais na mesma sala de laboratório, em condições iguais de luminosidade e de temperatura, como se representa na Figura 4.
As plantas utilizadas são todas da mesma espécie, similares no tamanho, com o mesmo número de folhas e com a mesma área foliar.
Foram feitas medições do nível da água na pipeta, a cada 3 minutos, durante 30 minutos, em todos os dispositivos.
Se a planta do dispositivo I for sujeita a uma luminosidade mais intensa, mantendo-se a mesma temperatura, será de esperar
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Em condições como as descritas, em que a luminosidade aumenta e a temperatura diminui, as taxas de (evapo)transpiração pela planta não se vão alterar, uma vez que esta depende da temperatura (maior temperatura corresponde a uma maior taxa de transpiração) mas não da luz. E analisando as opções percebes que a A, C e D referem-se todas a fenómenos relacionados com a transpiração. Por outro lado, a variação da luminosidade vai afetar diretamente a taxa fotossintética da planta, uma vez que a fase fotoquímica da fotossíntese é dependente da luz. Neste caso, uma vez que se verifica um aumento da luminosidade, a planta irá ter taxas fotossintéticas mais elevadas e, consequentemente, produzir mais compostos orgânicos que precisa para obter a matéria. Como no final da fase química (ciclo de Calvin) é formada a glicose (o tal composto orgânico) e taxa fotossintética é maior, será produzida mais glicose. Nas folhas (orgãos onde é feita a fotossíntese, principalmente) a glicose será transformada em sacarose (para depois constituir a seiva floémica). Portanto, se a planta do dispositivo I for sujeita a uma luminosidade mais intensa, mantendo-se a mesma temperatura, será de esperar um aumento da concentração de sacarose na folha (B).
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.