?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

As variações diárias de temperatura ambiente podem ter grande impacto nos sistemas biológicos.

Foi realizado um estudo para analisar os níveis de stress térmico no molusco Patella vulgata (lapa), em diversos micro-habitats de praias na costa atlântica europeia, nomeadamente em Portugal. Para o efeito, foram determinados os níveis de uma proteína de stress térmico (HSP70). Esta proteína tem funções essenciais para a sobrevivência, protegendo as proteínas celulares contra a desnaturação e conferindo, assim, tolerância à hipotermia, à hipertermia e à radiação ultravioleta.

Procedimento:

•  Selecionaram-se 4 praias da costa atlântica oeste a estudar (Moledo, Mindelo, S. Lourenço e Alteirinhos).

•  Colocaram-se 3 «robolapas¹ », em cada um de 2 micro-habitats opostos (norte e sul), nas plataformas rochosas da zona entre marés (habitat da P. vulgata), perfazendo 6 «robolapas» por praia.

•  Programaram-se as «robolapas» para recolher dados sobre a temperatura a cada 40 minutos, durante 6 meses.

•  Recolheram-se 8 indivíduos do micro-habitat mais exposto à radiação solar, isto é, orientado a sul (indivíduos S), e 8 indivíduos do micro-habitat menos exposto à radiação solar, isto é, orientado a norte (indivíduos N), em cada um dos locais em estudo, em junho e em agosto de 2011.

•  Procedeu-se à extração das proteínas em cada indivíduo e determinou-se a concentração de proteína HSP70.

•  Os dados obtidos pelas «robolapas» permitiram estabelecer uma relação entre a temperatura e os níveis médios de HSP70 presentes nos indivíduos de P. vulgata.

A Figura 4 apresenta os resultados relativos às praias portuguesas estudadas, indicando os níveis médios de HSP70 presentes nos indivíduos de P. vulgata colhidos no verão de 2011.

Nota:

¹ Robolapa – equipamento que é colado à rocha para reproduzir as condições do habitat natural das lapas. Este equipamento é constituído pela concha de um indivíduo do género Patella, na qual é introduzido um aparelho de pequenas dimensões, autónomo e com capacidade para registar a temperatura.

Questão:

Alguns indivíduos de P. vulgata permanecem em habitats caracterizados por elevadas temperaturas durante as marés baixas diurnas e, por isso, sofrem elevados níveis de stress.

Explique o papel do ambiente no aumento da resistência de P. vulgata ao stress térmico, segundo uma perspetiva lamarckista e segundo uma perspetiva darwinista.

Fonte: Exame - 2021, 1ª fase
|

Escreve a tua resposta aqui:



Comentários

Warisa Soares
Criado em 13/06/2024 18:50

Não entendi a pergunta

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.