?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Alguns antibióticos atuam ativando a respiração celular, o que leva à produção de radicais livres (substâncias tóxicas oxidantes). Estes radicais podem causar a morte das bactérias através da destruição de proteínas, de lípidos e de DNA.

Em quatro espécies bacterianas não relacionadas, Bacillus anthracis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, foram inativadas, quer por via química quer por mutação dos seus genes, as enzimas da via de síntese do sulfureto de hidrogénio (H₂S). Nas bactérias que sofreram estes procedimentos, deu-se a inibição da produção de H₂S. Estas bactérias sobreviveram com muita dificuldade na presença de antibióticos.

Posteriormente, sujeitaram-se a estirpe mutada de E.coli (inibida da produção de H₂S) e a estirpe selvagem de E.coli (não mutada e produtora de H₂S) à ação de três antibióticos diferentes.

Verificou-se que, nas bactérias incapazes de produzir sulfureto de hidrogénio, o DNA se encontrava cortado em fragmentos.

A sequenciação recente de numerosos genomas bacterianos veio alterar a ideia de que o H₂S seria um produto de excreção, uma vez que esta substância pode bloquear a formação de radicais livres e também pode estimular a atividade de enzimas antioxidantes.

Questão:

De acordo com os dados, o sulfureto de hidrogénio pode atuar

Fonte: Exame - 2019, Época especial
|
(A) aumentando a produção de ATP.
(B) inibindo enzimas antioxidantes, que ativam a respiração celular.
(C) inibindo a multiplicação celular.
(D) ativando enzimas que facilitam a destruição de radicais livres.


Comentários

Aluno Jessica Anjos
Criado em 16/06/2024 13:00

Não percebi, help;(

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Marta G Carvalho Aluno Jessica Anjos
Criado em 17/06/2024 14:59

Tens de ter em conta que no início te dizem que o uso de certos antibióticos leva à produção de substâncias tóxicas oxidantes (lembra-te do facto de serem oxidantes!!) : os radicais livres, que podem resultar na morte da célula. Depois, dizem-te que realizaram uma experiência onde fizeram, primeiro, alterações a diferentes células, para inativar a síntese de sulfureto de hidrogénio. Depois, estas mesmas células, ao reagirem com antibióticos, morreram. No quarto parágrafo chegam a uma conclusão: As células que não são capazes de produzir sulfureto de hidrogénio, morrem. Então, é o sulfureto de hidrogénio que protege estas células dos antibióticos. No último parágrafo dizem que o sulfureto de hidrogénio pode estimular a atividade de enzimas antioxidantes, ou seja, faz com que estas enzimas destruam as partículas oxidantes, neste caso, os radicais livres (como eu disse no início). Espero ter ajudado! (e boa sorte para o exame amanhã!!)

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.