Nos ecossistemas, a ocorrência e a distribuição das plantas dependem das variações de temperatura ao longo do ano. A temperatura fisiológica ótima de algumas plantas é de cerca de 30 °C, decrescendo drasticamente a sua atividade fotossintética abaixo dos 10 °C, o que limita o seu cultivo ao longo do ano.
Foi desenvolvido um estudo no sentido de investigar os efeitos no crescimento e na fotossíntese da adaptação ao frio de Paspalum dilatatum, uma planta do grupo das gramíneas onde se incluem, por exemplo, o trevo, o milho, o centeio e o arroz.
Método utilizado
1 – Embeberam-se em água sementes de Paspalum dilatatum, durante 90 minutos, a temperatura ambiente.
2 – Seguidamente, as sementes foram colocadas, a germinar em vasos, durante uma semana contendo, cada um, uma leve camada de argila expandida (leca). Os vasos foram preenchidos, até à capacidade de campo, com água destilada.
3 – As pequenas plantas foram, então, colocadas numa câmara de crescimento, durante 5 semanas, nas seguintes condições:
• 25 °C durante o dia e 18 °C durante a noite;
• densidade moderada de fluxo de fotões fornecido por uma lâmpada;
• fotoperíodo de 16 h de luz e 8 h de escuro;
• rega, com uma solução nutritiva, uma vez na primeira semana e duas vezes nas semanas seguintes.
4 – Após este período de 5 semanas, dividiram-se as plantas em dois grupos iguais:
• um dos grupos foi mantido na câmara, nas mesmas condições (grupo de controlo);
• o outro grupo foi transferido para outra câmara de crescimento, com temperaturas de 10 °C e de 8 °C (correspondentes ao dia e à noite), por um período de 30 dias (grupo aclimatado).
Na Figura 2, estão registados, para os dois grupos de plantas, os resultados médios obtidos a partir de vários ensaios independentes, para a taxa relativa de crescimento médio (TRC médio) e para a produção de biomassa.
Na Figura 3, estão registados os valores médios da taxa de libertação de oxigénio a diferentes temperaturas, obtidos a partir de ensaios independentes, para uma folha de uma planta do grupo de controlo e para uma folha de uma planta do grupo aclimatado.
Quando a taxa de libertação de oxigénio é 80 µmol O₂ m⁻² s⁻¹, prevê-se, relativamente a valores de 40 µmol O₂ m⁻² s⁻¹,
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.