?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

Texto 3

O aumento do CO2 atmosférico e a consequente acidificação dos oceanos podem vir a causar grandes mudanças no pH da água do mar, influenciando a capacidade de sobrevivência dos seres marinhos. Os bancos de Maerl, formados por algas calcárias, são *habitats* protegidos que podem ser afetados pela acidificação do oceano.

Alguns estudos experimentais sugerem que o tempo de exposição destas algas a um meio acidificado pode ter influência no seu crescimento. Neste sentido, em 2018, foi realizado um estudo que permitiu avaliar os efeitos da acidificação da água do mar no crescimento da alga calcária mais comum no sul de Portugal, *Phymatolithon lusitanicum*, com base nas estimativas de emissão de CO2 para o ano de 2050 e para o ano de 2100, apresentadas pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2000).

**Procedimento**: * Recolheram-se algas *P. lusitanicum* a 22 m de profundidade, que foram imediatamente transferidas para uma caixa térmica mantida à temperatura do local de recolha. * Foram preparados dezoito aquários com água do mar filtrada, organizados em três grupos de seis aquários, contendo 15 algas *P. lusitanicum* cada um. * Cada um dos grupos de aquários foi sujeito a diferentes condições de pressão parcial de CO2: pCO2 ≈ 400 μatm (valores em 2018), pCO2 = 550 μatm (cenário projetado para o ano de 2050) e pCO2 = 750 μatm (cenário projetado para o ano de 2100). * As algas estiveram submetidas a essas diferentes pressões parciais de CO2 durante 20 meses, em iguais condições de luminosidade e de temperatura, semelhantes às do seu *habitat*. **Resultados:**

O Gráfico I apresenta os valores médios da taxa fotossintética de *P. lusitanicum*, ao longo do tempo, em função da pressão parcial de CO2.

Questão:

Selecione a opção que apresenta uma análise correta dos resultados experimentais, expressos no Gráfico I.

Fonte: Exame Biologia e Geologia - 2025, 1ª Fase - Grupo 1 Exercício 17
|
(A) Ao fim de 11 meses, com uma pressão parcial de 550 μatm, ocorreu um aumento da taxa fotossintética.
(B) A taxa fotossintética das algas do grupo de controlo é sempre superior às taxas fotossintéticas dos grupos experimentais.
(C) Ao 11.º mês, as algas dos grupos experimentais apresentaram um menor crescimento do que ao 20.° mês.
(D) Com níveis de pressão parcial de CO2 de 750 μatm, o crescimento das algas foi sempre o mais baixo ao longo do tempo.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.