?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

Os aligatores da Flórida (Estados Unidos da América) passam grande parte das suas vidas submersos nos lagos da região, estando, por isso, expostos a poluentes drenados para as águas desses lagos.

O desenvolvimento sexual dos aligatores machos está dependente de androgénios (hormonas sexuais). Este desenvolvimento constitui um bom indicador de poluição ambiental, pois alguns poluentes inibem o amadurecimento sexual dos machos, diminuindo os níveis de androgénios ou atuando como estrogénios (hormonas que, nas fêmeas, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual). O desenvolvimento sexual dos aligatores pode também ser influenciado por outros fatores, como a nutrição, a temperatura e o fotoperíodo.

Uma equipa de investigadores capturou aligatores, ao longo de dezassete dias, em sete lagos da Flórida. Os animais foram medidos, de modo a determinar as idades, tendo sido selecionados os que já se encontravam na fase da puberdade. Foram também recolhidas amostras de sangue para determinar os níveis plasmáticos de estrogénios e de androgénios.

Na Figura 2 estão representados os resultados relativos à razão estrogénios/androgénios (E/A) determinada para os aligatores capturados.

Questão:

Interprete os resultados obtidos neste estudo, prevendo quais os dois lagos que apresentam maior degradação ambiental.

Fonte: Exame - 2020, Época especial
|

Escreve a tua resposta aqui:



Comentários

Mariana Sofia
Criado em 14/04/2025 18:04

Não percebi porque é que eram os lagos Apopka e Griffin as respostas certas.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Vítor Trevisan Mariana Sofia
Criado em 23/05/2025 16:06

O texto refere que os machos conseguem o seu desenvolvimento sexual através dos androgénios, sendo os estrogénios hormonas direcionadas ao desenvolvimento sexual feminino. Como o gráfico representa a razão E/A (estrogénio/androgénio), é de se esperar que, nos machos, esta razão seja muito pequena (ou seja, muito androgénio e pouco estrogénio), enquanto que nas fêmeas seja o completo oposto (pouco androgénio, muito estrogénio). Pela análise do gráfico, concluímos que, na análise dos lagos Griffin e Apopka, a razão E/A nos machos é mais elevada e mais reduzida nas fêmeas, relativamente às outras observações, pelo que estes dois podem ser referidos como os dois lagos com maior degradação ambiental.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Sarah Saito
Criado em 11/06/2025 08:39

Não entendi a leitura do gráfico, como assim estes gráficos tem maior razão?

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Mestre Panda Sarah Saito
Criado em 11/06/2025 17:37

Razão E/A (Estrogénios/Androgénios): Esta é uma divisão. Basicamente, estamos a comparar a quantidade de estrogénios com a quantidade de androgénios no sangue dos aligatores. Se o número de estrogénios for muito maior que o de androgénios, a razão E/A será um número alto. Se o número de androgénios for muito maior que o de estrogénios, a razão E/A será um número baixo. O texto diz que a poluição pode inibir os androgénios ou atuar como estrogénios, o que levaria a um problema no desenvolvimento sexual dos machos. Isso significa que, nos machos, uma razão E/A mais ALTA é um indicador de possível degradação ambiental. Portanto, quando dizemos que "estes gráficos têm maior razão", referimo-nos à altura da barra preta (que representa os machos) para cada lago. Quanto mais alta a barra preta, maior a razão E/A para os machos nesse lago.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Mestre Panda Mestre Panda
Criado em 11/06/2025 17:38

Diz se ficares com dúvidas :)

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.