?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Os recifes de corais têm vindo a declinar nas últimas décadas, devido a impactos ambientais locais e regionais. A doença da banda branca – WBD (white band disease) – tem contribuído para a redução dramática das populações de Acropora cervicornis e de Acropora palmata desde 1970, estando estas duas espécies de corais na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Os corais estabelecem relações simbióticas com algas e com bactérias. No entanto, estudos recentes indicam que a doença pode ser causada por algumas bactérias. Para testar esta hipótese, foi efetuado em A. cervicornis o estudo experimental seguinte:

  • Colocaram-se «ramos» de corais saudáveis (ND) e «ramos» de corais com doença (WBD) em cinco aquários, contendo igual volume de água do mar extraída do local de proveniência desses corais.

  • Mantiveram-se os corais nos aquários por um período de 24 horas antes do início da experiência, para aclimatação e para posterior monitorização da progressão das lesões.

  • Adicionaram-se a três dos aquários três antibióticos diferentes, a cada 12 horas, em dosagens iguais.

  • Os três antibióticos utilizados foram previamente testados em bactérias e em corais saudáveis, administrando-se uma dosagem já estabelecida.

  • Fizeram-se avaliações do efeito da aplicação dos antibióticos 2 vezes por dia, às 10 horas e às 16 horas, durante os 6 dias da experiência.
  • O Quadro I apresenta as condições experimentais existentes em cada aquário.

    Os resultados estão expressos na Figura 3, onde a progressão da doença está evidenciada pela extensão da mancha branca, e no Gráfico I, que apresenta a quantidade total de bactérias (nocivas e não nocivas) detetadas nos cinco grupos de corais, no final da experiência.

    Questão:

    A testagem dos antibióticos nos corais saudáveis, antes da realização do estudo, teve como objetivo

    Fonte: Exame - 2022, 2ª fase
    |
    (A) assegurar a existência de corais saudáveis para o estudo.
    (B) verificar se os antibióticos têm efeitos adversos nos corais.
    (C) estimar a dosagem adequada a utilizar nos tratamentos.
    (D) impedir o crescimento das algas simbiontes.


    Comentários

    Neste momento, não há comentários para este exercício.

    Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.