Numa aula de Biologia e Geologia, realizou-se uma atividade com o objetivo de compreender os fenómenos de transporte através das membranas.
1.ª fase da experiência:
Colocaram-se três ovos, durante três dias, em solução de vinagre (ácido acético).
Retiraram-se os ovos da solução de vinagre, limparam-se e pesaram-se.
2.ª fase da experiência:
Colocou-se cada um dos ovos num gobelé (1, 2 e 3), durante 60 minutos, nas condições seguintes:
Gobelé 1 – com 100 mL de água destilada;
Gobelé 2 – com 100 mL de solução de azul de metileno (corante);
Gobelé 3 – com 100 mL de solução de sacarose a 30% (m/V) – concentração superior à do meio intracelular.
Ao fim dos 60 minutos, retiraram-se os ovos dos gobelés, limparam-se e pesaram-se.
3.ª fase da experiência:
Colocou-se o ovo do gobelé 1, durante mais 60 minutos, noutro gobelé (4), com 100 mL de solução de sacarose a 30% (m/V).
Colocaram-se os ovos dos gobelés 2 e 3, respetivamente, nos gobelés 5 e 6, cada um com 100 mL de água destilada, durante 60 minutos.
Pesaram-se os ovos colocados nos gobelés 4, 5 e 6.
Nota – A casca do ovo é constituída por carbonato de cálcio.
Questão:
Na terceira fase da experiência, quando se colocou o ovo do gobelé 2 em água destilada, a água
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Na primeira fase da experiência, os ovos foram colocados em vinagre. O vinagre (ácido acético) dissolve a casca do ovo, que é feita de carbonato de cálcio, tornando a membrana semipermeável do ovo exposta (permitindo a passagem de substâncias). Na segunda fase, o ovo do gobelé 2 foi colocado em solução de azul de metileno. O azul de metileno é um corante, e sendo uma molécula pequena, consegue atravessar a membrana semipermeável do ovo. Como a concentração de azul de metileno é maior fora do ovo, ele vai entrar no ovo por difusão simples (movimento de partículas de uma área de maior concentração para uma de menor concentração). Quando este ovo (agora com azul de metileno no seu interior) é transferido para o gobelé 5, que contém água destilada, a situação muda em termos de concentração. A concentração de azul de metileno dentro do ovo é agora muito maior do que na água destilada (que não tem corante). Assim, o corante irá mover-se do interior do ovo (meio mais concentrado) para a água destilada (meio menos concentrado) por difusão. É este movimento do corante que faz com que a água destilada fique azulada.Simultaneamente, considera-se a concentração total de solutos (incluindo o corante) dentro do ovo e a ausência de solutos na água destilada. O interior do ovo é hipertónico (mais concentrado em solutos) em relação à água destilada (que é hipotónica, ou seja, tem menor concentração de solutos). Por isso, a água destilada vai entrar no ovo por osmose.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.