Em Cabeço de Vide, a mineralogia e a composição química das rochas ultrabásicas têm um forte impacto na génese do solo e no tipo de flora. A especificidade da flora existente neste local parece relacionar-se com a ocorrência de solos com uma elevada razão magnésio/cálcio (Mg/Ca), conjugada com elevadas concentrações de níquel (Ni) e de cobre (Cu) e com baixas concentrações de nitrogénio (N) e de fósforo (P), entre outros.
A flora desta região apresenta várias espécies exclusivas da Península Ibérica (endemismos ibéricos). Destaca-se Centaurea bethurica, uma planta com flor, de pequeno porte, da família Asteraceae, que em Cabeço de Vide está confinada a uma pequena área, com cerca de 16 km². Esta planta está classificada como sendo uma espécie Vulnerável¹ na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental (LVFVPC).
Nota:
¹Vulnerável – estatuto de uma espécie que enfrenta um risco elevado de extinção na natureza.
Identifique, de entre as afirmações relativas à evolução de Centaurea bethurica, numa perspetiva neodarwinista e tendo como referência os dados do texto, as três afirmações corretas.
Escreva, na folha de respostas, os números selecionados.
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.