A polinização animal é importante para a produção agrícola, em particular para a produção de frutos e para uma parte significativa das culturas hortícolas. No entanto, a monocultura intensiva pode ser prejudicial aos insetos, por falta de recursos florais e de locais de refúgio.
Devido à perda de habitats, ao uso de pesticidas, às alterações climáticas e às doenças, tem-se verificado o declínio das populações de abelhas, importantes agentes polinizadores.
Realizou-se um estudo em campos de cultura intensiva de abóbora para avaliar os efeitos dos fatores seguintes na polinização:
− disponibilidade de habitats seminaturais (plantas herbáceas não cultivadas e floresta);
− visitas de abelhas das espécies Apis mellifera e Bombus terrestris.
Foram testadas algumas hipóteses, de entre as quais se destacam as seguintes:
Hipótese 1 – o número de grãos de pólen depositados nas flores de abóbora está diretamente relacionado com o número de visitas de Apis mellifera e de Bombus terrestris.
Hipótese 2 – o número de visitas de insetos polinizadores é mais elevado em campos adjacentes a habitats seminaturais do que em campos adjacentes a outros campos de cultura.
Métodos e condições experimentais
1 – O estudo realizou-se em 18 campos de cultura de abóbora, Cucurbita maxima, cada um com uma área de cerca de 3 ha.
2 – Os campos de abóbora estavam rodeados de paisagens que diferiam na quantidade relativa de habitats seminaturais e de campos de cultivo (milho, trigo ou batata), num raio de 1 km.
3 – A temperatura média anual da região é de cerca de 11 ºC, e a precipitação média anual é de 700 mm.
4 – Foram feitas observações das visitas de insetos polinizadores e foram recolhidas amostras de pólen ao longo de 4 trajetos em cada campo.
5 – As visitas dos polinizadores foram gravadas em vídeo, ao longo de períodos de 15 minutos, em 3 dias de julho, durante a floração, nas horas em que os estigmas¹ estão recetivos e os grãos de pólen estão disponíveis e são viáveis.
6 – As amostras de pólen depositado foram recolhidas nos estigmas das flores visitadas.
Resultados
Foram observadas 2100 abelhas, das quais 79% pertenciam à espécie Apis mellifera, 14% pertenciam à espécie Bombus terrestris e 7% pertenciam a outras espécies.
Na Figura 2, constam outros resultados deste estudo.
Nota:
¹ Estigmas – locais das estruturas reprodutoras femininas onde os grãos de pólen são depositados.
No estudo descrito, uma das variáveis dependentes foi
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.