Um dos procedimentos mais comuns em laboratório é a preparação de soluções aquosas por diluição de soluções mais concentradas, de concentração conhecida, habitualmente designadas por soluções-mãe.
Na preparação rigorosa de uma solução por diluição, é necessário medir com rigor um determinado volume da solução mais concentrada, transferir esse volume de solução para um balão volumétrico (de capacidade igual ao volume de solução pretendido) e completar o volume de solução pretendido com água até ao traço de referência do balão. Durante a preparação da solução, esta deve ser agitada.
Em laboratório, é também possível determinar a densidade (massa volúmica) de soluções utilizando diferentes métodos, um dos quais é a picnometria de líquidos. Este método baseia-se na determinação da massa de solução contida num picnómetro cuja capacidade foi previamente calibrada, a uma mesma temperatura.
Se pretendesse preparar $250,0 \mathrm{~cm}^{3}$ de uma solução cinco vezes mais diluída do que a solução-mãe, que volume da solução-mãe teria de medir?
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.