Os ácidos orgânicos apresentam um grupo funcional característico.
O ácido cítrico, $\mathrm{C}_{6} \mathrm{H}_{8} \mathrm{O}_{7}\left(\mathrm{M}=192,14 \mathrm{~g} \mathrm{~mol}^{-1}\right)$, cuja fórmula de estrutura da molécula se representa na Figura 1, é uma substância presente nos citrinos.
O ácido fosfórico, $\mathrm{H}_{3} \mathrm{PO}_{4}(\mathrm{aq})$, é um ácido que, tal como o ácido cítrico, sofre em água ionizações sucessivas.
Considere uma solução aquosa de ácido fosfórico e uma solução aquosa de ácido cítrico com a mesma concentração, a uma dada temperatura, $T$.
A constante de acidez definida para a primeira ionização de $\mathrm{H}_{3} \mathrm{PO}_{4}(\mathrm{aq})$ é cerca de dez vezes maior do que a constante de acidez definida para a primeira ionização de $\mathrm{C}_{6} \mathrm{H}_{8} \mathrm{O}_{7}$ (aq), à temperatura $\mathrm{T}$.
Conclua, fundamentando, em qual das soluções será maior a concentração de $\mathrm{OH}^{-}(\mathrm{aq})$, considerando apenas a contribuição da primeira ionização daqueles ácidos em água.
Escreva um texto estruturado, utilizando linguagem científica adequada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
À temperatura $T, K_{\mathrm{w}}$ é constante. Assim, uma maior concentração de $\mathrm{OH}^{-}(\mathrm{aq})$ corresponde uma menor concentração de $\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$. Como a constante de acidez na solução de ácido cítric é menor do que a constante de acidez na solução de ácido fosfórico, evidencia-se que a extenção da ionização do ácido cítrico é menor, pelo que a concentração de $\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$ é menor nesta solução. Assim, a concentração de $\mathrm{OH}^{-}(\mathrm{aq})$ é maior na solução de ácido cítrico.
Fonte: Lucas Campos
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.