Considere que, num reator com a capacidade de $1,00 \mathrm{~L}$, se misturaram 0,80 mol de um reagente $\mathrm{A}(\mathrm{g})$ com $1,30 \mathrm{~mol}$ de um outro reagente $\mathrm{B}(\mathrm{g})$, que reagiram entre si, formando-se os produtos $\mathrm{C}(\mathrm{g})$ e $\mathrm{D}(\mathrm{g})$. Esta reação pode ser traduzida por
$$\mathrm{A}(\mathrm{g})+2 \mathrm{~B}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons \mathrm{C}(\mathrm{g})+\mathrm{D}(\mathrm{g})$$
Depois de atingido o equilíbrio, à temperatura $T$, verificou-se que existiam no reator $0,45 \mathrm{~mol}$ de $\mathrm{C}(\mathrm{g})$.
Questão:
Determine a constante de equilíbrio, $K_{\mathrm{c}}$, da reação considerada, à temperatura $T$.
Apresente todas as etapas de resolução.
Fonte: IAVE

Fonte: IAVE
Resolução do Exercício:
Na tabela apresentam-se as quantidades iniciais, e de equilíbrio, de A, B, C e D, e as correspondentes variações, tendo em conta a estequiometria: $\mathrm{A}(\mathrm{g})+2 \mathrm{~B}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons \mathrm{C}(\mathrm{g})+\mathrm{D}(\mathrm{g})$.
Segue-se que $n_{\mathrm{A}, \text { eq }}=0,35 \mathrm{~mol}, n_{\mathrm{B}, \text { eq }}=0,40 \mathrm{~mol}$ e $n_{\mathrm{D}, \text { eq }}=0,45 \mathrm{~mol}$. Como o volume é $1,00 \mathrm{~L}$, as concentrações das diferentes espécies, em $\mathrm{mol} \mathrm{L}^{-1}$, são numericamente iguais às suas quantidades, em mol. A constante de equilíbrio é $$K_{c}=\frac{[C]_{e}[D]_{e}}{[A]_{e}[B]_{e}^{2}}=\frac{0,45 \times 0,45}{0,35 \times 0,40^{2}}=3,6$$.

Fonte: SPF
Assinala os critérios que a tua resposta incluiu corretamente:
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.