Quando o iodeto de hidrogénio gasoso se dissolve em água, origina uma solução aquosa de ácido iodídrico, $\mathrm{HI}(\mathrm{aq})$, um ácido forte.
Para determinar a concentração de uma solução de ácido iodídrico, titulou-se $25,00 \mathrm{~cm}^3$ de uma solução desse ácido com uma solução de hidróxido de sódio, $\mathrm{NaOH}$ (aq), de concentração $0,10 \mathrm{~mol} \mathrm{~dm}^{-3}$, usando um indicador apropriado.
A reação que ocorre na titulação considerada pode ser traduzida por
$$\mathrm{HI}(\mathrm{aq})+\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq}) \rightarrow \mathrm{NaI}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_2 \mathrm{O}(1)$$
Na tabela seguinte, estão registados os volumes de titulante gastos, em três ensaios diferentes, até à mudança de cor do indicador.
O valor mais provável do volume de titulante gasto até à mudança de cor do indicador é $40,17 \mathrm{~cm}^3$.
Questão:
Para preparar $200 \mathrm{~cm}^3$ da solução de $\mathrm{NaOH}$ (aq) usada como titulante, utilizou-se uma solução de $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$ de concentração $0,50 \mathrm{~mol} \mathrm{~dm}^{-3}$.
Que volume desta solução foi utilizado na preparação da solução titulante?

Fonte: IAVE

Fonte: IAVE
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Olá Mariana! Coloca aqui as tuas dúvidas para os teus colegas te poderem ajudar! Também podes fazer o Mestre Panda Premium para teres as tuas dúvidas respondidas por um dos nossos professores em 24 horas! :)
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.