Os óxidos de nitrogénio, essencialmente provenientes da combustão nos motores dos automóveis e nas centrais térmicas, contribuem para a formação de diversas espécies químicas com impacto no ambiente.
Na atmosfera, os óxidos de nitrogénio podem originar o ácido nítrico, $\mathrm{HNO}_{3}$, um ácido forte, e o ácido nitroso, $\mathrm{HNO}_{2}$, um ácido fraco, que contribuem para a acidificação da água da chuva.
Considere duas soluções aquosas, uma de $\mathrm{HNO}_{3}$, com pH $1,00$, e outra de $\mathrm{HNO}_{2}$, com pH $2,16$, ambas com a mesma concentração e à mesma temperatura.
Soluções de $\mathrm{HNO}_{3}$ e de $\mathrm{HNO}_{2}$, de igual volume, foram tituladas com uma solução aquosa de uma base forte, $\mathrm{NaOH}$, à temperatura de $25^{\circ} \mathrm{C}$, até se atingir o ponto de equivalência.
O volume de titulante gasto para titular a solução de $\mathrm{HNO}_{2}$ é _______ ao volume de titulante gasto para titular a solução de $\mathrm{HNO}_{3}$, e o pH no ponto de equivalência para a titulação de $\mathrm{HNO}_{2}$ é _______ a 7.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.