O iodo, $\mathrm{I}_2(\mathrm{g})$, reage com o hidrogénio, $\mathrm{H}_2(\mathrm{g})$, em fase gasosa, formando-se iodeto de hidrogénio, $\mathrm{HI}(\mathrm{g})$.
A reação pode ser traduzida por
$$\mathrm{I}_2(\mathrm{g})+\mathrm{H}_2(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{HI}(\mathrm{g})$$
Nesta reação, a variação de entalpia associada à formação de $2 \mathrm{~mol}$ de $\mathrm{HI}(\mathrm{g})$ é $-9,2 \mathrm{~kJ}$.
Conclua como variará a composição do sistema se a temperatura diminuir, a volume constante.
Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
O princípio de Le Châtelier dita que ao ser infligida uma perturbação a um sistema em equilíbrio químico, este evoluirá de modo a contrariar dita perturbação.
A variação de entalpia de uma reação representa o seu balanço energético, sendo que uma variação de entalpia negativa traduz uma reação direta exotérmica, que liberta energia na forma de calor. Neste caso, atendendo ao princípio de Le Châtelier a diminuição de temperatura neste sistema levará a uma intensificação da reação direta, levando isto a uma libertação de calor que contrariará o arrefecimento infligido. Esta evolução do equilíbrio do sistema no sentido da reação direta levará a um aumento da quantidade de $\mathrm{HI(g)}$ e a uma diminuição nas quantidades $\mathrm{I_2(g)}$ e $\mathrm{H_2(g)}$
Fonte: Mestre Panda
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.