A reação de síntese do amoníaco pode ser traduzida por
$$\mathrm{N}_{2}(\mathrm{g})+3 \mathrm{H}_{2}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{NH}_{3}(\mathrm{g}) \quad \Delta H=-92 \mathrm{~kJ} \mathrm{~mol}^{-1}$$
Considere que se introduziu, num reator com a capacidade de $1,00 \mathrm{~L}$, uma mistura de nitrogénio, hidrogénio e amoníaco, em fase gasosa, em diferentes concentrações.
O gráfico da Figura 4 representa a evolução, ao longo do tempo, $t$, das concentrações, $c$, dessas substâncias, à temperatura $T$.
Preveja, justificando, como variará a composição da mistura reacional se ocorrer um aumento da temperatura do sistema em equilíbrio.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
De acordo com o Princípio de Le Châtelier, um aumento de temperatura favorece a transformação em que ocorre absorção de energia (reação endotérmica), que neste caso é a reação inversa (sendo negativa a variação de entalpia, a reação direta ocorre com libertação de energia).
Assim, prevê-se que as concentrações de reagentes, hidrogénio e nitrogénio, irão aumentar e a do produto, amoníaco, irá diminuir em relação aos valores em equilibrio antes do aumento de temperatura.
Fonte: SPF
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.