?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Texto 1

A mina de sal mais antiga do mundo, Património da Humanidade desde 1997, localiza-se na Áustria, na região de Hallstätt, uma pequena localidade situada no sopé das montanhas dos Alpes. Nesta mina, explora-se o sal-gema, há 3500 anos. A Figura 1A apresenta a localização da mina de Hallstätt.

Os depósitos de sal de Hallstätt começaram a formar-se numa bacia de sedimentação pouco profunda, associada à fragmentação da Pangeia. Posteriormente, nesta bacia, devido a mudanças nas condições de sedimentação, depositaram-se carbonatos. Antes do final do Jurássico, o sal-gema, por se tratar de uma rocha pouco densa e com elevada plasticidade, ascendeu, sobrepondo-se a outras rochas mais recentes. Mais tarde, essencialmente no Cenozoico, na sequência dos movimentos tectónicos entre as placas Africana e Eurasiática, esta bacia fechou e deu-se início à formação dos Alpes, ocorrendo deformação de rochas da região.

Nos depósitos salinos de Hallstätt, podem encontrar-se bandas de sal-gema, alternadas com arenito, argila e gesso, que constituem a Formação de Haselgebirge, formada durante o Pérmico Superior e o Triássico Inferior.

A Figura 1B representa um corte geológico da região de Hallstätt que inclui a mina de sal-gema.

Questão:

A formação da bacia sedimentar onde ocorreu a deposição de sal na região de Hallstätt esteve associada

Fonte: Exame Biologia e Geologia - 2025, 2ª Fase - Grupo 1 Exercício 1
|
(A) à existência de forças distensivas.
(B) à formação do supercontinente Pangeia.
(C) à existência de uma zona de subdução.
(D) à formação da cordilheira dos Alpes.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.