?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

O termo anglo-saxónico shale é usado para designar as rochas sedimentares com granularidade muito fina, dominantemente argilíticas, que apresentam fissibilidade, isto é, que se separam em folhas delgadas paralelas à superfície de estratificação. Estas rochas têm, em muitos casos, cor escura e podem conter gás metano (CH₄), também conhecido como gás de shale¹.

A formação do gás de shale está relacionada com a atividade bacteriana. Trata-se de um processo complexo que envolve várias espécies de organismos unicelulares, como a espécie Methanosaeta pelagica, um organismo anaeróbio pertencente ao domínio Archaea, presente nos sedimentos marinhos.

A extração de gás metano a partir de shale só se tornou possível no final do século XX, com o desenvolvimento do método de fracking (fraturação hidráulica), representado na Figura 2. O método consiste em injetar, a alta pressão, grandes volumes de água misturada com areia e aditivos químicos.

Apesar da importância que a exploração do gás de shale pode vir a assumir em termos energéticos, económicos e políticos, várias agências norte-americanas têm advertido para os perigos ambientais que podem resultar da utilização do método de fracking.

Em Portugal, a formação geológica de Brenha é uma das formações com potencial para a exploração do gás de shale. Esta formação geológica resultou da deposição de sedimentos em ambiente marinho profundo, na Bacia Lusitaniana – zona oeste da Península Ibérica.

Nota:
¹ Gás de shale – muitas vezes designado como gás de xisto.

Questão:

A fraturação hidráulica pode aumentar a atividade sísmica na região onde é levada a cabo.

Faça corresponder cada uma das expressões relacionadas com a atividade sísmica, registadas na coluna A, à respetiva designação, que consta na coluna B.

COLUNA A

(a) Local, em profundidade, onde ocorre libertação de energia.

(b) Registo das vibrações do terreno provocadas por um sismo.

(c) Parâmetro que traduz os efeitos de um sismo.

COLUNA B

(1) Epicentro

(2) Hipocentro

(3) Intensidade

(4) Magnitude

(5) Sismograma

Fonte: Exame - 2019, 2ª fase
|
Associa as colunas de forma correta:
A
B
C


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.