Selecionar Exercício
Na praia de Lavadores, a sul do rio Douro, aflora um maciço granítico, que se instalou ao longo da falha de desligamento Porto-Tomar, sendo visível, por vezes, o seu contacto com gnaisses. O granito apresenta-se de grão grosseiro, evidenciando fenocristais (cristais de grandes dimensões) de feldspato potássico e encraves (fragmentos) de rochas quer gnáissicas, quer intrusivas máficas. Os encraves apresentam-se, por vezes, em relevo devido à erosão diferencial.
A Figura 1 representa, de forma simplificada, a relação espacial entre os corpos granitoides – graníticos e afins – e os locais de ocorrência de caulino (um recurso geológico onde predomina a caulinite – mineral argiloso), associados a uma zona de fraturação profunda. O depósito de caulino da Telheira, junto a Lavadores, constitui um recurso geológico que, em tempos, forneceu matéria-prima para a indústria de cerâmica em Portugal.

Questão:
O maciço que aflora na praia de Lavadores
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Como o maciço que aflora na praia de Lavadores encontra-se perto de uma falha, aí terá um grande grau de metamorfismo ( também adicionando o facto que este granito no maciço apresenta gnaisse, uma rocha característica de metamorfismo de elevado grau).
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.