?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

O microscópio petrográfico permite observar aspetos das rochas e dos minerais que não podem ser observados em amostras de mão. As observações feitas com o microscópio petrográfico de luz transmitida apenas são possíveis em rochas cortadas em lâminas muito finas ‒ «lâminas delgadas» ‒ que se deixam atravessar pela luz. Os minerais que não são atravessados pela luz, como os que têm como propriedade o brilho metálico, apresentam cor negra, não podendo, por isso, ser identificados usando o microscópio petrográfico de luz transmitida, pelo que se designam genericamente como «minerais opacos».

Na Figura 4, apresentam-se as microfotografias de quatro rochas observadas com o microscópio petrográfico de luz transmitida, em que Y (rocha A) é um cristal de olivina, mineral que dá origem a superfícies côncavas quando se parte e que tem dureza 6,5-7,0. No Quadro I, apresentam-se algumas informações relativas às rochas observadas.

Questão:

A rocha D é um mármore.

Justifique a classificação atribuída à rocha D, utilizando os dados fornecidos no Quadro I.

Na sua resposta, deverá referir as composições química e mineralógica e a textura da referida rocha.

Fonte: Exame - 2022, 1ª fase
|

Escreve a tua resposta aqui:



Comentários

Salvador Bastos
Criado em 16/06/2025 12:31

Como é que se chega á conclusão de que a rocha 4 é constituida por carbonato de cálcio e por cristais de calcite se não diz nem no texto nem na tabela?

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Ana Cavaleiro
Criado em 19/06/2025 10:04

Na tabela diz que faz efervescencia com acido. Normalmente as rochas que fazem sao as que possuem carboneto de calcio. E por possuir carboneto de calcio tem minerais de calcite. É porque sao coisas basicas que se sabe sobre a mineralogia

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.